terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Análise da Fundação Iberê Camargo

Após a visita a Fundação Iberê Camargo, deveríamos analisar  alguns aspectos.


VOLUMETRIA:
     O museu Iberê Camargo apresenta diversas relações, lógicas e seqüências entre as suas volumetrias. Como volumetrias básicas, podemos dividir o museu em duas partes: O volume maior, local que abriga as obras, e os volumes secundários, onde funcionam o café a administração. Ambos estão ligados, tanto pelas suas formas, como observamos na visita na parte do café, onde há uma projeção curva, que ‘segue’ (com uma linha imaginária) para dentro do Museu.  O museu parece ter sido esculpido de um prisma, embora Álvaro Siza nunca tenha afirmado isso. Quando efetuamos o trabalho de espuma florar, o processo de trabalho no prisma floral pareceu ser uma das opções do arquiteto na hora de projetar o corpo do museu e seus ‘braços’. O que se sabe da parte volumétrica é que o arquiteto tinha a ideia inicial de fazer a entrada por um volume na parte superior do prédio. Ideia descartada tendo em vista a complexidade. Na parte interna, seguimos analisando as relações entre volumes. Os corredores continuam conectados, e os volumes formados pelas vigas e paredes se cruzam de forma rítmica e harmônica.
Vista dos corredores  
No detalhe do canto direito, podemos ver a curva que é interrompida e logo em seguida segue dentro do museu, como se fosse uma única peça. 
Foto: Ricardo Curti

Nessa foto é possível ver as relações criadas com as diversas partes estruturais do Museu.  



ESTRUTURA:

              A estrutura da Fundação Iberê Camargo também foi planejada para entrar em harmonia com todos os elementos do prédio. A estrutura do museu foi toda feita com aço galvanizado, para não influenciar na estrutura de concreto, do qual o museu é inteiramente feito. O concreto branco, característica mais marcante da obra, é uma novidade na capital, pois nenhum outro prédio na cidade conta com esse material, que traz impacto visual bastante interessante. As poucas janelas que o museu possui possuem moldura em aço, para não ‘trabalharem’ com o peso do concreto, já que são embutidas na estrutura. Um grande rasgo com vidro no térreo gera iluminação satisfatória para todo o museu, graças ao seu átrio com pé-direito que segue continuamente até o último andar. As clara-bóias, que podem ser iluminadas com luz artificial ou natural, dão sensação de leveza ao prédio. Um rasgo escondido no teto do prédio ilumina toda a parede principal, e mais uma vez escondem o encontro de lajes e paredes. As paredes ortogonais, quando se encontram, criam um ‘nó’ no prédio, onde encontram-se os recortes das portas que ligam um ambiente a outro nos andares. Toda e qualquer linha do projeto foi extremamente pensada, e como exemplo temos as linhas que saem da parede e encontram exatamente a linha no chão, gerando continuidade no projeto. Os braços do prédio foram totalmente estruturados com vigas de aço, o que garante solidez e segurança ao projeto.






O banco se conecta visualmente com a entrada da loja







ILUMINAÇÃO

         A iluminação do projeto de Álvaro Siza é um dos grandes diferenciais. A parte de iluminação deveria ser muito bem resolvida, pois, como o prédio não possui muitas aberturas para o exterior, visando proteção para as obras, a iluminação artificial deveria ser muito bem desenhada. Siza utilizou-se de esconderijos para a luz, para ela não ficar muito em evidência, mas ao mesmo tempo deixar o ambiente claro. As clara-bóias envidraçadas com vidro fosco fazem a luz emitida percorrer suavemente o ambiente, sem exageros. O grande rasgo no átrio, como já falado, ilumina uma grande área. Em alguns pontos, como na sala de palestras, a iluminação é usada para elevar o teto, pois essas áreas ficam no subsolo. Em outros pontos, grandes janelas fazem uma espécie de moldura para o exterior, quase sempre viradas para a vegetação que fica atrás do museu. Outro aspecto interessante é o fato de que as luminárias também foram projetadas pelo Álvaro Siza, e criam relação direta com o restante do mobiliário e com a construção.









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