segunda-feira, 22 de agosto de 2011

A TENSÃO COMO PRODUTO ARQUITETÔNICO - exercício II

 Iniciamos a segunda aula com um debate sobre as relações entre a arquitetura, o desenho e a maquete: existe uma ordem entre elas? Ou elas são decorrência uma da outra? A conclusão que cheguei foi a de que estamos um pouco condicionados a achar que o desenho é mais 'fácil', quando muitas vezes conseguimos ser mais claros e objetivos com uma maquete, por exemplo. No exercício feito em sala de aula,a transformação de um objeto feito com peças de lego mostrou como podemos manipular e quebrar certas propriedades a partir de um mesmo objeto. No caso, modificamos a 'pele' lisa de uma estrutura para uma nova com espaços, diferenças de nível, diferenças de alturas e profundidades, e criamos assim os 'vazios arquitetônicos': relações criadas com essas novas visualizações e disposições das peças de lego.Com esse novo material em mãos, começamos a analisar e comparar os trabalhos, para podermos analisar a qualidade desses vazios. Como conclusão, creio que todos os alunos entenderam que os vazios arquitetônicos não são concidência , e sim produto arquitetônico.


        Já instigado sobre esse novo conceito, deveriamos produzir peças que trabalhassem esse tipo de relação: deveriamos produzir uma peça que se movimentasse, e que no entorno dela criassemos tensões, além do movimento da peça que criaria também. O resultado foi incrível, pois dependendo da perspectiva analisada (por cima, por baixo, pelos lados) criavam-se novas imagens de uma mesma peça. Usei ainda iluminação para que a luz criasse novas possibilidades.





Buscando essa teoria na prática, tivemos que procurar construções que tivessem aplicadas tais relações no seu projeto arqutetônico. Optei por fazer o detalhe do condomínio Top Towers, localizado nas proximidades das avenidas Paulista e 23 de Maio, em São Paulo, da Konigsberger Vannucchi Arquitetos Associados 
( figura 1 ) e o 'Aan de Stroom Museum', que fica na Bélgica ( figura 2).



figura 1

figura 2
 










Nenhum comentário:

Postar um comentário